Seguidores

terça-feira, 22 de março de 2011

Greenman- O Homem Verde

Ao passear pela Europa em países como Irlanda ,Inglaterra, Alemanha, Escócia, França,  podemos encontrar , uma intrigante imagem de um rosto coberto por folhas em diferentes locais como catedrais, igrejas, jardins, em tavernas ou mesmo como adorno de portas e janelas.
A lenda do greenman remonta a antiguidade, e ele representa a face masculina da natureza, o que leva a muitos associá-lo ao próprio Cernunos, divindade masculina amante da Deusa, nos contos celtas.
O que o folclore conta é que o greenman, ou o homem verde, guarda tesouros e se revela aqueles de coração e sentimentos nobres para presenteá-los com sua riqueza, e pune severamente aqueles que adentram as florestas destruindo indiscriminadamente.
A cada estação do ano sua face tem um aspecto, pois ela é composta por arbustos e folhagens. assim como todo o reino vegetal que renova suas folhagens, o greenman também.
Há ele também está associado o mito do combate do rei do inverno e o rei do verão que sempre sai vitorioso.

Em determinado período, bem recente até, se comparado as imagens históricas que temos do greenman pela Europa, podemos então ver “Jack in the Green”, que seria uma variação do próprio greenman.
Ao buscar por informações sobre greenman podemos encontrá-lo associado a Robin Hood, ao cavaleiro verde dos contos arthurianos.
Em essência, este mito preserva a idéia da face masculina da natureza, de natureza protetora e justa, que defende a vida.
Até hoje festividades vinculadas ao Greenman são comuns em países da Europa e as pessoas se vestem e se pintam como o Greenman, ou mesmo como o rei do inverno, seu opositor.


Na tradição celta, o Homem Verde era o arauto da natureza. O mensageiro que anunciava que a primavera estava chegando.

Também chamado de Deus dos Bosques.

Era uma divindade que habitava as florestas. Representava o lado ativo, masculino da natureza. Pai da terra e dos animais selvagens.

De acordo com uma lenda, o Homem Verde guarda tesouros sob suas árvores frutíferas. Mas se algum fazendeiro for arrancar as árvores em busca desses tesouros, ele volta a escondê-los.
Dentre as antiguidades da Inglaterra, existe um rosto que espia por entre folhas e vinhas. Seria este o Homem Verde, uma divindade misteriosa que cuida das florestas e especialmente de todas as árvores.

Sua aparência é humana mas tem a tez verde e se veste com folhas e cascas de árvores. Para aqueles que adentram as florestas com o intuito de destruí-las, esta divindade se transforma num espírito maligno pois fará tudo para impedir que isso aconteça.

Mas para aqueles que usam de modo sábio as árvores e que amam a natureza, o Homem Verde é uma entidade que encoraja o crescimento das plantas.

Se você puder, plante uma árvore ou faça algo de bom pelo verde. Encorajando a natureza, você estará se conectando com essa energia verde e recebendo seus fluidos positivos. Uma alternativa também é levar para sua casa uma planta nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário